top of page
Imagem 1.jpg

2ª Conferência Internacional Novos Investigadores em Estudos Políticos

Universidade da Beira Interior 
27 e 28 de abril de 2022
A Conferência
Sobre
Participantes
Temas
Sessões
Palestrantes
Palestrantes
Imagem 1.jpg

Palestrantes

É com enorme orgulho que apresentamos os nossos palestrantes:
Imagem Institucional 3.jpg
Eventos Prévios

Ana Gomes

ANA MARIA ROSA MARTINS GOMES - É  embaixadora aposentada. Nasceu em Lisboa em 1954. É viúva, tem 1 filha, 3 enteados e 7 netos.
Licenciou-se pela Faculdade de Direito de Lisboa (Universidade Clássica (1972-1979). Entrou, por concurso público, no quadro diplomático do MNE em 1980. Serviu na Presidência da República com o Presidente António Ramalho Eanes, nas Missões Permanentes de Portugal junto das Nações Unidas em Genebra (1986-89) e em Nova Iorque (1997-98) e nas embaixadas em Tóquio (1989-91) e Londres (1991-94). Em 1999 abriu e chefiou a Secção de Interesses de Portugal na Embaixada da Holanda em Jacarta, acompanhando o processo de independência de Timor Leste. Restabelecidas as relações diplomáticas entre Portugal e a Indonésia,   serviu como embaixadora de Portugal em Jacarta (2000-2003).
Foi membro do MRPP (1974-1975). É militante do Partido Socialista desde 2002. Suspendeu funções diplomáticas em 2003 para integrar a direção do PS com o Secretário Geral Eduardo Ferro Rodrigues, ficando responsável pelas relações internacionais (2003-2004).
Foi eleita e cumpriu três mandatos como Membro do Parlamento Europeu, entre 2004 e 2019. Serviu na Comissão de Relações Externas (tendo sido coordenadora do Grupo S&D), na Comissão de Desenvolvimento, na Comissão de Liberdades Cívicas, Justiça e Assuntos Internos, na SubComissão de Direitos Humanos e na SubComissão de Segurança e Defesa. Foi membro das Delegações para as Relações com os EUA, para as Relações com o Iraque e da União para o Mediterrâneo. Foi membro das Comissões Especiais de inquérito sobre os voos da CIA, sobre o escândalo LuxLeaks (TAX1 e 3). Foi Vice-Presidente das Comissões de Inquérito sobre os Panamá Papers e sobre os Paradise Papers (TAX3). Foi coordenadora S&D da Comissão Especial de Inquérito sobre o Terrorismo (TERR). Chefiou diversas missões de Observação Eleitoral da EU/PE (Etiópia, Timor Leste, Angola, Guiné-Bissau, Sudão, Myanmar, Geórgia, etc..).
Foi candidata à Presidência da República Portuguesa nas eleições de 24.1.2021
Preside à Mesa AG - Transparência e Integridade (Transparency International PT)
Mantém um programa de comentário político semanal na SIC Notícias.

Prémios
Prémio Ruth Pearce, das ONGs de Direitos Humanos, Genebra, 1989
Personalidade do Ano 1999, Jornal Expresso, Lisboa, 1999
Personalidade do Ano 1999, Associação de Correspondentes Estrangeiros, Lisboa
Prémio dos Direitos Humanos da Assembleia da República, 1999
Prémio "Activista do Ano 2008", 'The Parliament Magazine', Bruxelas
Prémio "Outstanding Achievements 2013" - The Parliament Magazine", Bruxelas
Prémio "Outstanding Campaigner Politician 2019," Human Rights Sergei Magnitsky Awards, Londres

Actividades Associativas
Membro da Direcção da Associação de Estudantes da Faculdade de Direito de Lisboa (1974 - 1976)
Membro da Direcção da Associação Sindical de Diplomatas Portugueses (1982 - 1986 e 1994 - 1996)
Membro da Secção Portuguesa da Amnistia Internacional
Membro da ONGD CIDAC
Membro da Associação Portuguesa de Mulheres Juristas
Membro do Steering Committee do "World Movement for Democracy" (2017-2019)

Condecorações
Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal (18 de março de 1986)
Comendadora da Ordem do Mérito de Portugal (27 de abril de 1993)
Grã-Cruz da Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo de Portugal (9 de junho de 2000)
Insígnia da Ordem de Timor-Leste de Timor-Leste (30 de agosto de 2009)
Outras condecorações estrangeiras


 

Âncora 1

Carvalho da Silva

Manuel Carvalho da Silva foi operário eletricista, planificador de trabalho, sindicalista, coordenador e secretário-geral da CGTP-Intersindical Nacional entre 1986 e 2012. Licenciado e doutorado em Sociologia pelo ISCTE-IUL, é coordenador do Laboratório Colaborativo para o Trabalho, Emprego e Proteção Social (CoLABOR) e do polo de Lisboa do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Foi Professor Catedrático convidado da Universidade Lusófona e Vice-Presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho. É Membro do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Saúde do Alcoitão, do Conselho Científico-Estratégico da ANESPO e do Conselho Institucional da Sta. Casa da Misericórdia de Lisboa. Autor de vários livros e capítulos de livros e de centenas de artigos sobre temas como o trabalho, o emprego, o sindicalismo, o Estado Social, a Europa, a globalização. Tem ampla participação no debate público e no debate académico sobre estes temas.

Francisco Louçã

Âncora 2

Economista e professor catedrático na Universidade de Lisboa (ISEG). Entre inúmeras obras, publicou, nos últimos anos, uma trilogia sobre as classes sociais em Portugal e um estudo sobre a crise financeira. Prémio da History of Economics Association, em 1999, para o melhor artigo publicado em revista científica internacional. Iniciou a sua atividade política contra o regime ditatorial do Estado Novo, tendo sido preso antes da Revolução dos Cravos. Fundador do partido político Bloco de Esquerda e ex-deputado na Assembleia da República Portuguesa, cessou a sua atividade parlamentar em 2012. Desde 2015, é membro do Conselho de Estado, referee de várias revistas científicas e tem participado em conferências em todo o mundo.​​

Paulo de Morais 

Âncora 3

Paulo Alexandre Baptista Teixeira de Morais nasceu em Viana do Castelo a 22 de dezembro de 1963. Licenciou-se em Matemática, tem um MBA em Comércio Internacional e um doutoramento em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade do Porto. Política e diplomaticamente fez parte do grupo de Revisão do Índice de Perceções da Corrupção, sob a alçada de Transparency International. Foi perito do Comité Económico e Social Europeu; assim como do Conselho da Europa em matérias de boa governação pública, luta anticorrupção e branqueamento de capitais. Fundou e preside à Frente Cívica, Associação de Intervenção Cívica. Presidente da Assembleia Geral da Associação Portugal-Moçambique. Escreveu os livros “Porto de Partida, Porto de Chegada”, “Mudar o Poder Local”, “Da Corrupção à Crise”, "Janela do Futuro" e “O Pequeno Livro Negro da Corrupção”. É colaborador regular do jornal "Correio da Manhã". Foi co-fundador da Transparência e Integridade Associação Cívica (TIAC), sendo seu sócio honorário. Foi candidato à presidência da República.

David Suelela

Âncora 4

David Suelela é Doutorado em Linguística Portuguesa pela Universidade de Évora, Mestre em Estudos Didácticos, Culturais, Linguísticos e Literários pela Universidade da Beira Interior e Licenciado em Ensino de Português pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED). É Membro Investigador do Centro de Estudos em Letras da Universidade de Évora, co-autor de vários livros didácticos e artigos científicos e actua no domínio da Política Linguística,  Linguística Aplicada e Sintaxe Histórica do Português.   

Contactos

Confirme a sua presença no nosso evento!
E-mail: niep@ubi.pt

Facebook: conferência internacional 

Instagram: novos_investigadores
bottom of page